sábado, 28 de maio de 2011

Karl Marx – Akrl Heinrich Marx


Nascido em 05 de maio de 1818, de nacionalidade alemã – Karl Marx um intelectual e revolucionário alemão , fundador da doutrina comunista moderna, atuou como economista, filosofo, historiador, teórico político e jornalista, com pensamento que influencia varias áreas.
Marx faleceu com bronquite e pleurisia em Londres no ano de 1883.
Karl Marx, iniciou sua carreira como editor de um jornal da cidade de Colônia, na Alemanha, em 1840. Quando a publicação foifechada  pelo governo por razões políticas, Marx transferiu-se para Paris. Ali, seu destino como jornalista não foi muito diferente - o diário em que ele trabalhava também foi cassado. O filósofo e cientista político mudou-se então para Londres, onde escreveria sua grande obra, O Capital, editada pela pri­meira vez em 1867. O correspondente do jornal The World em Londres, R. Landor, realizou a entrevista em um momento crucial da história européia - apenas dois meses depois de sua publicação, a Comuna de Paris, na qual Marx esteve envolvido seria violenta e sanguinariamente reprimida. A conversa entre Marx e Landor, segundo relatos da época, teve uma testemunha privilegiada: Friedrich Engels, o co-autor do Manifesto Comunista

Um dos grandes nomes da nosso historia, não podíamos deixar de fora do nosso blog.

Em Entrevista conduzida por R. Landor, publicada originalmente no jornal The World, de 18 de julho de 1871 e republicada no livro: ALTMAN, Fábio (org.). A arte da entrevista: uma antologia de 1823 aos nossos dias. São Paulo: Scritta, 1995, de onde foi extraída.

Quer ler esta grande entrevista? Clique aqui!



Texto: Damiana Farias
Postado por: Flávia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário